sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Os passos básicos para a salvação

O Livro de Atos dos Apóstolos no seu capítulo 17 e versos 10-12 nos relata a passagem do Apóstolo Paulo pela cidade de Bereia em sua segunda viagem missionária e a sua admiração por aquele povo. A cidade de Bereia estava localizada a aproximadamente 80 km a sudoeste da cidade de Tessalônica, na qual também o apóstolo havia passado e pregado o Evangelho de Cristo. Tanto Tessalônica quanto Bereia ficavam na região da Macedônia.
Mas o que tem a ver os crentes bereanos com os passos para a salvação?
Nós temos nas igrejas diversos tipos de crentes em Jesus. Temos os nascidos no meio evangélico, como também aqueles que conhecem a Cristo de forma tardia (me incluo nessa categoria), mas independente do momento do conhecimento da Palavra do Senhor, os passos básicos para a salvação são os mesmos, e resumem-se em justamente o que diz o Apóstolo João, no seu Evangelho no capítulo 8, versos 31-32: “...Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
A chave para a salvação está contida na Palavra do Senhor, e através dela conheceremos a Sua verdade, e ela nos libertará, assim como me libertou no dia em que a conheci (Romanos 10.17 - "...a fé vem pelo ouvir¹, e o ouvir pela palavra de Deus".).
A salvação alcançada pelos bereanos através da pregação de Paulo foi baseada no estudo da Palavra do Senhor justamente para verificar a veracidade do dito pelo apóstolo. Através do estudo sistemático, os bereanos puderam crer sem reservas em Cristo e torná-lo seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, pois conheceram a Verdade contida nas escrituras.
Mas nós buscamos esse conhecimento? Como vemos a Bíblia? Temo-la como um enfeite, um amuleto, um livro somente? Ou realmente a tratamos como a Palavra de Deus nos revelada, e ansiamos pela revelação da nossa salvação contida em suas páginas?
Quando vamos à igreja, realmente a usamos como ferramenta de aprimoramento espiritual? Quando um pregador está citando-a, procuramos verificar se o que ele diz condiz com o que está escrito? Ou mal estamos prestando atenção na pregação dando ouvidos ou atenção as pessoas ao redor, conversas, redes sociais etc. durante o momento de pregação da Palavra?
Deparei-me com uma situação interessante há algum tempo atrás. Perto de minha residência há uma escola infantil, e passando em frente dela um pouco antes da entrada dos alunos, percebi alguns pequeninos grudados no portal de entrada, loucos para entrarem e estudarem. No momento pensei comigo: alguns anos mais tarde estarão fazendo o inverso, querendo livrar-se do estudo.
E essa situação não se modifica do ambiente escolar secular para o ambiente escolar dentro das igrejas. Poucos se interessam pelo estudo da Palavra do Senhor, ficando a sua salvação a mercê da bondade de Deus, e ainda privando outros da salvação, uma vez que quem não senta para aprender não está apto a ensinar. Como posso falar do amor de Jesus para uma sociedade cheia de argumentos contrários à Palavra do Senhor se não sei o suficiente para mim?
Fazendo um paralelo do ensino secular com o ensino cristão da Palavra do Senhor, me deparei com algumas etapas ou passos a serem seguidos para alcançarmos a nossa salvação de forma plena, pois uma vez salvo, existem princípios a serem seguidos. Eis os exemplos:
Primário (Jardim) – ensinamentos realizados no lar pelos pais.  [Quem eu sou?]. - aprendem-se os primeiros passos para a vida cristã em casa com os pais para que possam entender os primeiros “porquês”;
Ensino Fundamental - ensinamentos realizados nos cultos pelo pastorado. [Quem é Deus?]. - aprendem-se os segundos passos para a vida cristã com o pastorado da igreja, afim de que possam ter conhecimentos sobre as questões históricas (lei) da Bíblia e suas aplicações hoje;
Ensino Médio – ensinamentos realizados na escola bíblica pelos professores. [Por que devo ser salvo?]. - aprendem-se os terceiros passos para a vida cristã com os professores da igreja, afim de que possam ter conhecimentos sobre o plano da salvação;
Ensino Superior – ensinamentos realizados também na escola bíblica ou em um curso de teologia. [Por que devo anunciar o Evangelho?]. - aprendem-se os últimos passos para a vida cristã com os professores da igreja, afim de que possam ter conhecimentos de que uma vez salvo, por que buscar a salvação do próximo.
Que possamos percorrer este caminho, e assim como os bereanos, sermos conhecidos por uma geração que busca conhecer ao Senhor e seguir seus ensinos.

A Paz do Senhor Jesus a todos!

Ricardo de Lucena Ferreira

¹O termo ouvir hoje pode ser também substituído por ler. Naquela época não existiam tantos exemplares da Bíblia, de sorte que todos se reuniam para ouvir uma pessoa ler os escritos e assim conhecer a Palavra do Senhor e consequentemente crer nela e ser salvo. (Neemias 8.1-12).

Nenhum comentário: