quinta-feira, 2 de junho de 2022

O "amigo" do noivo

O texto de Provérbio 18.24 diz: Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.

No grego, a nossa palavra "amigo" pode ser expressada de duas formas, sendo elas:

Amigo – (grego) Philos – Amizade próxima, verdadeira, íntima. Aquele com quem podemos contar nas horas boas e ruins); ou

Amigo – (grego) hetarios – amigo não próximo, não tão verdadeiro ou não tão íntimo (colega). 

No contexto atual falando em se tratando de amizades verdadeiras, muitos estão tão frustrados a ponto de manter-se isolados da sociedade, ou há quem diga: meu amigo é só Jesus. Mas eis a questão: Será que temos sido amigos de Cristo?

Vamos falar então de um personagem bíblico que expressa bem a figura do amigo: João Batista.

O evangelho de João (o apóstolo) em João 3.22-30 trata dos ministérios de João Batista e Jesus, e o propósito por trás do trabalho de cada um. Alguns tentam instigar João a combater a Cristo que passa a ter mais seguidores do que ele. A resposta de João: v. 28-30Vocês são testemunhas de que eu disse: ”Eu não sou o Messias, mas fui enviado adiante dele”. Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante (que eu diminua e o Senhor cresça).

Em Mateus 25.1-13 (Parábola das 10 virgens) no v.6 diz: À meia noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”. Era o amigo do noivo anunciando à noiva a chegada do seu esposo.

O amigo do noivo na cultura judaica era de fundamental importância, pois era ele o responsável por todos os detalhes do casamento, ou seja, era seu papel fazer com que tudo desse certo. Assim, o amigo do noivo tinha papel de destaque, mas ele não era o noivo, tanto a noiva quanto a festa pertence ao noivo.

Vejamos o exemplo de Eliezer, servo de Abraão que foi buscar uma noiva para Isaque (Gênesis 24).

O papel do amigo do noivo é deixar tudo preparado para o casamento, neste caso, nosso papel como amigos de Cristo é preparar a sua igreja para a sua vinda, anunciando que o noivo já vem.

João 15.13-15Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos (philos) se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.

Abraão foi considerado por Deus seu amigo de Deus, pois creu Nele (Tiago 2.23).

O que devemos fazer como amigos do noivo: anunciar o seu evangelho até que Ele venha.

Auxiliar a preparar a sua igreja (a sua noiva) para o momento do casamento – retorno de Cristo para buscar a sua igreja.

Romanos 10.14 – como crerão se não ouvirem? Como ouvirão se não há quem pregue?

João 1.23 – João Batista relatando quem era ele, citando Isaías 40.3: Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar. Isaías 40.6-9 (ler)

Marcos 16.15-16 – Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Mas será que temos sido amigos de Cristo? – Cremos de fato em Cristo a ponto de sermos considerados seus amigos?

Creio que Jesus voltará brevemente? Amo ao próximo a ponto de me preocupar com a salvação dele?

Que possamos em Cristo cultivar uma amizade verdadeira com Ele, e que isso nos desperte a cultivar também mais amizades com nossos próximos.


Ricardo de Lucena Ferreira

Nenhum comentário: