sábado, 4 de junho de 2022

Ser notado por Jesus – Lucas 19.1-10

 Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. (Jesus estava indo para ressuscitar Lázaro, mas quando ele se dirigia a um lugar para fazer uma obra, fazia outras obras pelo caminho).

Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos (publicanos a serviço de Roma – muitos publicanos viam a Jesus, mas Zaqueu era o diretor executivo dos pecadores que faziam os atos por ele).

Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. (Quando estamos perto de uma pessoa famosa, desejamos de alguma forma se aproximar, e posteriormente dizemos: eu vi, eu estive com tal pessoa, tirei foto, etc; alguns chegam por curiosidade e podem ser surpreendidos).

Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. (diferente do cego Bartimeu, seu orgulho possivelmente o impedia de gritar pela ajuda de Jesus).

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: _Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar (pousar) na sua casa. (Jesus nos chama pelo nome, pois ele nos conhece).

Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria.

Todos os que viram isso começaram a resmungar: _Este homem foi se hospedar na casa de um pecador. (Não somos nós tão ou mais pecadores do que aqueles que acusamos?).

Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: _Escute, Senhor, eu vou dar (eu dou - agora) a metade (muito além do que a lei dizia) dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém (não foi por imposição legal – nem mesmo a situação de ser honesto quando não se tem mais solução, mas voluntariamente), vou devolver quatro vezes mais. (O apóstolo Paulo é um exemplo de mudança – 1Tm 1.15) – Zaqueu não desejava por meio das suas obras ser justificado, mas as suas obras foram evidência da sua transformação – sinceridade e fé).

Então Jesus disse: _Hoje a salvação entrou nesta casa (aprovação), pois este homem também é descendente de Abraão. (Zaqueu mudou, o ser humano é mutável, enquanto que Deus é imutável).

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. (Paulo escrevendo a Timóteo: 1Tm 1.15 – Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior). (Salvar não era uma circunstancia acidental na Sua missão: era Sua missão).

Jesus nos observa (nos nota) a todo o momento, independente de quem somos. Mesmo nós em situação de total afastamento de Deus, Ele nos busca. Deus é um Deus relacional, Ele deseja estar em constante contato com sua criação, cuidando, zelando por ela. Ao mesmo tempo Ele é respeitoso a ponto de deixar que o ser humano escolha ficar ou não ao Seu lado. Jesus neste momento te notou. Ele deseja com pressa estar em sua casa. Você queria ser notado por Deus e alcançou esse objetivo. O que você irá fazer agora? Deseja de fato passar pela mesma transformação ocorrida não só na vida de Zaqueu como na de tantos outros que se aproximaram de Cristo? O que te impede de ter esse relacionamento com Deus? Pessoas vão criticar, mas o Rei dos Reis te notou e quer te honrar (lembre-se de Mardoqueu) e lhe trazer dignidade. Independente do que você tenha feito, é possível mudar. Então: mude!!!

Ricardo de Lucena Ferreira

Nenhum comentário: